BIBLIOTECA ESCOLAR: REPENSANDO A LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Leitura. Aprendizagem. Leitor. Biblioteca Escolar.Resumo
O presente artigo aborda a biblioteca no contexto escolar, com toda sua apresentação e seus desafios, oportunizando uma compreensão, mais concreta da sua realidade no decorrer dos anos e principalmente atualmente. Leva-nos a compreender como a biblioteca tem desempenhado seu papel em relação ao incentivo à leitura e as práticas oferecidas pela mesma nesse objetivo. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa foi uma análise da literatura sobre a biblioteca escolar no Brasil e temas relacionados com a mesma, a pesquisa do levantamento bibliográfico foi realizada em sites de editoras, em catálogos de biblioteca e base de dados bibliográficos. O estudo permitiu compreender a razão pela qual a bibliotecas escolar é tão importante no processo ensino-aprendizagem, uma vez que a leitura nos traz hoje um grande acesso para alcançar novos horizontes através do desenvolvimento de aptidões para construção do leitor enquanto ser crítico socialmente formado. Como aporte teórico serão utilizados os trabalhos de Kleiman (2004), Barbosa (1994), Ribeiro (1994), More (1995) Bordini (1993).
