A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICOPEDAGOGO PARA A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS DE BAIXA RENDA: UMA ANÁLISE SOBRE A CRECHE MUNICIPAL DE QUIXABEIRA-BA

Autores

Palavras-chave:

Psicopedagogo. Creche. Crianças de Baixa Renda.

Resumo

Esse trabalho buscou discutir a importância do Psicopedagogo Institucional na Educação Infantil e de que maneira ele contribui para a formação da criança de baixa renda; identificar de que maneira os professores que atuam na creche municipal encaram o processo de formação das crianças. A pesquisa norteou-se pelas seguintes indagações: qual a importância do Psicopedagogo no contexto educacional? De que maneira o Psicopedagogo contribui para o trabalho do professor de Educação Infantil? Como os professores e o Psicopedagogo podem mudar a realidade desse aluno de baixa renda e suas dificuldades de aprendizagem? Percebemos a importância do trabalho psicopedagógico nas instituições de ensino e que ele se torna indispensável no âmbito da Educação Infantil. Em se tratando da creche de Quixabeira-BA, identificamos uma necessidade latente da presença do Psicopedagogo, como também de uma política de assistencialismo às famílias das crianças de baixa renda que frequentam a instituição.

 

Biografia do Autor

Iris Vaness de Sousa Silva, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em História pela Universidade do Estado da Bahia (2015); Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Educacionais de Capim Grosso (2016-2017); Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cândido Mendes (2017); Pós Graduada em História: Cultura Urbana e Memória pela Universidade do Estado da Bahia (2017). iris.vanessa1989@outlook.com - https://orcid.org/0000-0001-9865-1925 .

Publicado

2020-08-13