Educação digital OnLife: uma perspectiva da aprendizagem significativa na contemporaneidade.

Autores

  • Helanio Carneiro da Silva FCG
  • Claudinei Vitor Gomes Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Fabiana Vieira Marques
  • Jésus Vanderli do Prado
  • Saulo Pereira do Prado

Palavras-chave:

Ferramentas digitais, Educação digital, On Life, Ecossistemas de aprendizagem, Aprendizagem significativa

Resumo

O presente artigo visa elencar, possíveis, ferramentas digitais que podem ser utilizadas nos diferentes ecossistemas de aprendizagem para ajudar o professor na visualização de suas bases de ensino, pois atuar com as novas tecnologias exige a adoção de novos métodos e, principalmente, que os educadores se tornem aptos a participar de um processo ensino aprendizagem capaz de mudar pessoas perante a sociedade globalizada. Com isso, as plataformas digitais são meios de favorecer uma abordagem nova para o trabalho docente e, também, um meio de interação entre todos os envolvidos na educação, dessa forma, será possível pensar em uma aprendizagem significativa em que a experimentação faça parte de todo o processo e não, apenas, a memorização de técnicas para aplicação em contextos isolados.  Nesse sentido, a educação OnLife é a maneira como o ensino e a aprendizagem devem acontecer, por meio da investigação, interação, partilha de saberes e novas descobertas. Tudo dentro de um ecossistema educativo que contemple a participação contínua e interativa dos atores, dentro da rede digital, os quais compartilharão conhecimentos na tentativa de buscar resultados enriquecedores para as esferas educacional, profissional e pessoal.

Publicado

2025-06-06