DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES TÉCNICOS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A DOCÊNCIA

Autores

  • Helanio Carneiro da Silva FCG

Palavras-chave:

Prática docente, Professores técnicos, Formação continuada

Resumo

Este artigo analisa as dificuldades de professores com formação inicial bacharel e tecnólogo sem formação continuada na educação profissional e tecnológica, expressa pelas várias modalidades de ensino e diversos eixos de formação, bem como analisar a qualidade educacional esperada para que professores, especialmente da rede pública e recém ingresso na docência possam exercer sua prática docente com bons resultados. O objetivo geral do estudo foi identificar os desafios de professores na prática docente e analisar como a formação continuada se faz importante para a didatização do conhecimento pedagógico para desenvolver os conteúdos das disciplinas técnicas. A metodologia usada foi uma pesquisa por meio de um estudo de caso, com professores de cursos técnicos do Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido, território do sisal. Foram entrevistados quatro professores com formação inicial em licenciatura plena, tecnólogo e bacharel. Os resultados mostraram que a docência na Educação Profissional e Tecnológica tem suas particularidades, por ser um ensino mais complexo entre disciplinas teóricas e práticas, constatando-se que, na ausência da formação continuada, professores usaram como referências algumas das suas experiências profissionais, diálogo com professores mais experientes para desenvolver a prática docente. Os dados mostraram que novas demandas nos cursos técnicos vêm gerando angústias em relação ao ensino, a desvalorização de professores principalmente aqueles temporários, havendo a necessidade maior de formar docentes seguros para ensinar as disciplinas técnicas formadoras dos futuros profissionais. Ainda apontam que esse processo formativo pedagógico de forma articulada para todos os professores, minimiza os desafios no ensino docente.

Publicado

2025-06-06