ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Enfermagem, Transtorno do Espectro Autista, Atenção Primária à Saúde.Resumo
Objetivo: Este artigo tem como objetivo revisar a literatura científica sobre a assistência de enfermagem a crianças com autismo na atenção primária, destacando as melhores práticas e os desafios encontrados. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura utilizando bases de dados eletrônicas selecionada para busca BVS, contemplando bases SciELO e LILACS. Foram incluídos artigos publicados nos últimos 10 anos que abordaram estratégias de cuidado na atenção primária, intervenções de enfermagem e experiências de profissionais na assistência a crianças com autismo. Resultados: Os resultados da revisão destacam a importância da capacitação dos profissionais de enfermagem na abordagem e cuidado às crianças com autismo, a necessidade de adaptação dos serviços de saúde para atender às demandas específicas desses pacientes e a importância da integração multiprofissional sobretudo na atenção primária. Considerações finais: A assistência de enfermagem a crianças com autismo na atenção primaria requer uma abordagem holística, centrada na criança e em sua família, com foco na promoção da saúde, prevenção de complicações e melhoria da qualidade de vida. A capacitação contínua dos profissionais e a integração dos serviços de saúde são fundamentais para garantir o cuidado eficaz e humanizado a essa população.
